Quem não conhece o famoso estádio “Emirates Stadium” do Arsenal (foto abaixo)? Isso mesmo, aquele grandão chiquérrimo onde cabem mais de 60 mil torcedores. O quê eu tenho quase certeza de que você não sabia é que originalmente o nome dele seria “Ashburton Grove”, que é o nome da rua onde ele foi construído.
Emirates Stadium – Arsenal, Inglaterra
Essa mudança do nome do estádio é uma estratégica forma de arrecadação financeira chamada “naming rights”, que é a venda do direito sobre a propriedade de nomes. O acordo com a Emirates Airlines rendeu £100 milhões ao Arsenal, dando direito à Emirates de dar seu nome ao estádio e estampar sua marca na camisa por 8 anos.
Há uns 2 anos atrás eu havia ouvido um boato de que a Emirates Airlines havia se interessado em comprar os naming rights da nova Arena Palestra Itália, após ver a magnitude do projeto feito pela Wtorre. Essa história nunca foi confirmada, até mesmo porque na época a Arena ainda estava somente no papel.
Ontem, durante a apresentação do Valdívia, o presidente Luiz Gonzaga Belluzzo confirmou o que já imaginávamos há 2 anos atrás:
“Temos três empresas negociando diretamente com a Traffic e com a WTorre. A negociação está caminhando e por isso não posso revelar nenhum nome”
O valor que está sendo pedido é R$ 80 milhões.
arena_palestra_italiaBelluzzo não quis dizer os nomes das empresas, apenas disse que uma delas já é parceira do Palmeiras. Se formos ver por quem “pode mais” entre os atuais patrocinadores do Palmeiras, essa empresa com certeza é a FIAT. A segunda empresa também não é mistério: a Emirates Airlines, que já havia manifestado interesse anteriormente. A terceira ainda é uma incógnita, mas pelo tamanho das duas já citadas deve ser do mesmo porte.
Ainda segundo o Belluzzo, várias outras empresas estão interessadas no negócio, mas seus nomes estão sendo mantidos em sigilo para não atrapalhar as negociações. O nome do patrocinador da Arena deverá ser revelado daqui há 2 semanas.
E você, palmeirense? Gostaria de ter um estádio chamado “Emirates Palestra”?
***
Considero esta uma tacada de mestre desta diretoria do Palmeiras, mas o valor de R$ 80 milhões está muito baixo se comparado ao valor pago pela Emirates ao Arsenal. Claro que devemos lembrar que a capacidade da Arena Palestra é 25% menor que a do Emirates Stadium e a visibilidade internacional dos dois clubes é incomparável, mas esse valor poderia ser maior. Na minha opinião, poderia ser pelo menos R$ 100 milhões.
Só para observar, mesmo com a troca de nome, a grande maioria dos torcedores ainda chama o estádio de “Highbury”, que era o nome do estádio anterior. O estádio também não é chamado oficialmente de “Emirates Stadium” na Liga dos Campeões, pois a Emirates não é patrocinadora da competição. Por este motivo, a organização da competição e os canais de TV europeus o tratam por “Arsenal Stadium”.
Da mesma forma, nós aqui vamos continuar chamando nosso estádio de Palestra Itália, isso nunca vai mudar. Mas bem que o nome “Emirates Palestra” soa bem elegante.

Leave a Comment