Um post sobre a Mancha Verde e uma decepção

19 de Fevereiro de 2010. Categorias: - Mancha Verde - 20 Comments

Logo da Mancha Alvi Verde - Futebol e Samba - G.R.E.C TORCIDA

A Mancha Verde não é algo que cabe dentro de um post, dentro de um blog ou dentro de um coração. A Mancha é algo muito maior do que nossos olhos podem ver e nosso coração pode sentir.

Sou manchista e todos sabem da minha paixão pela torcida e por tudo mais que acontece no meio, mas certas coisas às vezes me entristessem. Uma delas é o fato de que a Mancha Verde não é para o Palmeiras o que a Gaviões da Fiel é para o Corinthians. Vou explicar.

A Gaviões da Fiel é “a torcida do corinthians” e mesmo quem é corinthiano mas não é uniformizado NO MÍNINO simpatiza com a Fiel. É a principal torcida do Corinthians e nunca se ouve falar das outras (devem ter outras, mas não sei o nome de nenhuma).
Já a Mancha Verde é vista com maus olhos pelos torcedores palmeirenses que não são uniformizados e pelos uniformizados de outras torcidas. Para a maioria deles, a Mancha Verde não passa de um bando de marginais drogados que arrumam confusão e batem em jogadores. É a principal torcida do Palmeiras mas tem concorrência: T.U.P., Savóia e Pork’s.

Outra grande diferença entre as duas torcidas que merece ser destacada são os cantos. A torcida do corinthians se une para cantar as músicas, pois em nenhuma delas (pelo menos nas mais populares) há menção sobre o nome da torcida, então isso faz com que todos se unem pra cantar, sejam eles membros da Fiel, de outras organizadas ou apenas torcedores comuns. A maior parte das músicas da Mancha Verde menciona o nome da torcida, o que faz com que os torcedores comuns e os uniformizados de outras torcidas não as cantem. Vale ressaltar que as músicas da Mancha são muito mais bonitas apesar deste detalhe.

Nesta gestão foi criado um projeto no Palmeiras para realizar uma unificação dos cantos com a Mancha, T.U.P, Savóia e a Pork’s, mas como já era de se esperar o projeto foi por água abaixo porque dentro de todo lugar tem gente ruim, e dentro da Mancha não é diferente. Claro, faltou colaboração múltua das diretorias de todas as torcidas também.

Outra coisa que queima muito o filme da Mancha Verde são esses atos violentos contra jogadores, acho que nem preciso lembrá-los do incidente com o Vágner Love no ano passado. Não que ele não merecesse, mas a imprensa se aproveita dessas coisas para afundar o nome do Palmeiras na lama e a Mancha Verde deveria defender o Palmeiras e não contribuir com a difamação de sua imagem.

Por estes e outros motivos a Mancha não tem a divulgação que deveria ter, mas até então, para mim, estes atos impensados eram fatos isolados que apenas 1 ou 2 idiotas faziam e a torcida toda não devia ser culpada por isso – ao menos até estes fatos alcançarem a minha realidade.

Tive uma decepção com a Mancha Verde

Ontem, após o fiasco da partida entre Palmeiras e São Caetano, os manchistas daqui da minha cidade (Araçatuba) se reuniram para finalizar os detalhes da caravana do jogo de domingo contra os bambis. Nosso presidente barrou justamente 2 integrantes (não-manchistas, apenas simpatizantes) de irem a SP em decorrer de um comportamento inapropriado ocorrido na semana anterior. Houve muita conversa sobre o assunto e depois tudo se resolveu.

Tudo estava resolvido até o momento em que perguntei se poderia fumar dentro da van. Como mencionei no post sobre minha primeira ida a um estádio, o cheiro de maconha, cigarro e seja lá o que for que certas pessoas usam para se drogar, me incomoda e me faz pasar mal. Obviamente, nosso presidente não poderia se comprometer dizendo que ninguém poderia fumar, mas que pelo menos os demais incomodados – que eu sei que não era apenas eu – deveriam ter se pronunciado e chegaríamos a um consenso. Contudo, um rapaz cujo nome não sei e que aparece lá ocasionalmente para os jogos, soltou a seguinte pérola:

  • “Ah, mas em torcida organizada é assim mesmo!”.

Como? Isso significa que para ser membro de uma torcida organizada eu tenho que usar drogas? Já que eu não sou usuária de drogas, isso quer dizer que não sou manchista de verdade? Não é assim que as coisas funcionam. Sou associada há muito mais tempo do que, talvez, todos eles que estavam presentes lá, e nunca ouvi tamanha ladarinha.

Continuando a discussão, este rapaz cujo nome continuo sem saber e que se auto-entitula “membro-fundador”, “ordenou” aos berros como um neanderthal que eu não iria mais à caravana. “Membro-fundador” é alguém que funda alguma coisa, certo? Bem, Araçatuba não tem sub-sede oficial da Mancha Verde, então não sei o que foi que ele fundou, mas enfim, decidi não perder o meu tempo com ele e dizer claramente com as minhas palavras que era eu quem não queria ir mais.

Outro membro me questionou dizendo que “quem manda na Mancha são os ‘homens’” e que “a Mancha nunca teve uma mulher como presidente”. Óbvio, pois mulheres são seres que não entram em qualquer buraco e são muito organizadas e perfeccionistas, o que difere totalmente do perfil da Mancha atual que é falho e desorganizado. Se a Mancha tivesse uma presidente mulher, eu lhes garanto que os websites da torcida (www.manchaalviverde.com.br, www.manchaverde.com.br e www.tvmancha.com.br ) não seriam pobres de conteúdo, não teriam sido rackeados e não estariam fora do ar desde segunda-feira, ainda mais nesta semana em que todo mundo quis visitá-los por causa do excelente resultado no Carnaval. Finalizando esta questão, enquanto a Mancha for um “ambiente ruim” e “cheio de marginais drogados” as mulheres vão continuar passando reto pela Mancha. Assim nunca vai MESMO ter uma mulher como presidente, ele estava certo!

Sites da Mancha fora do ar desde 15/02/2009OBS: Não entrem no site da Mancha porque ele está com vírus. 

Não pretendo mais ir ver os jogos lá e retiro o convite que fiz aos leitores deste blog. Obrigada a todos os que já compareceram lá por meu convite. De qualquer forma, pretendo consultar a diretoria da Mancha sobre essa questão com as mulheres e divulgarei a resposta oficial deles aqui neste blog.

Muitas vezes as pessoas da minha família me criticaram dizendo que lá não é um lugar “a meu nível” e que eu “não deveria frequentar”. Eu não olho para as pessoas dessa forma. Nunca olhei diferente pra quem não tem nível superior ou não fala os mesmos idiomas que eu. Todos os que estão lá são palmeirenses e esse simples fato já merece meu respeito, e admiro ainda mais os que são manchistas, só que tem sempre um que queima o filme dos demais e é por isso que ser da Mancha Verde se tornou sinônimo de ser marginal, drogado e lixo excluído da sociedade. Eu não ia até lá apenas para ver os jogos do Palmeiras, eu ia pela companhia dos palmeirenses e manchistas, e esse era também o motivo pelo qual eu iria com a caravana ao jogo.

Tento lutar há muito tempo dentro de vários meios contra essa imagem errônea que os palmeirenses não uniformizados tem da Mancha Verde, inclusive dentro da própria Mídia Palestrina onde sou uma das poucas manchistas, mas assim fica difícil. Até acontecer comigo eu defendia que são apenas alguns elementos isolados que denigrem nossa imagem, mas a partir do momento em que vi os demais abaixarem a cabeça para esses atos, significando que eles consentem, então a culpa não é apenas de alguns elementos isolados mas sim de todos que não se unem para mudar pra melhor e fazer a coisa certa.

A Mancha precisa mudar

Há muitos anos eu escuto esta frase de alguns membros e de outros não manchistas sobre a necessidade de haver uma reciclagem dentro da Mancha. Sempre fui contra (como a maioria dos manchistas é), mas comecei a ver as coisas sob outra perspectiva desde o boicote da Rede Globo ao desfile da escola de samba da Mancha Verde no carnaval deste ano. Isso foi discutido esta semana na Mídia Palestrina e lá também há pessoas que querem ajudar a promover esta mudança.

O que é realmente difícil é promover essa mudança mantendo o tradicionalismo sem abalar as fundações da Mancha. Isso é uma coisa que deve ser feita com muito planejamento e gradativamente, buscando os elos fracos dessa corrente e eliminando-os. É necessário haver um planejamento muito cuidadoso feito por pessoas competentes no assunto, do contrário, a Mancha não vai crescer e vai se apequenar com o passar dos anos, o que claramente já está acontecendo com a torcida do Palmeiras. É só vocês verem as torcidas dos bambis (Independente e Dragões da Real): eles também evitam citar os nomes nos cantos, se respeitam MUITO e por estes e outros motivos estão crescendo muito e deixando a Mancha no chinelo.

Doeu muito escrever tudo isso e admitir que tenho estado cega e equivocada. Mas quem nunca errou por uma paixão, não é? O meu único consolo hoje foi a demissão do Muricy.

Posts relacionados:

  1. Com o 4º lugar, Mancha Verde supera Gaviões no Carnaval
  2. Conheça a Mancha Verde Araçatuba
  3. Download: Hinos da Mancha Verde – Parte I
  4. Fotos: confira as imagens do desfile da Mancha Verde no Anhembi
  5. Pacote de vetores (logos, escudos e mascote) da Mancha Verde
  • http://www.facebook.com/palmeirasnet Sergio Marcio

    Vou destacar três trechos do teu texto:

    "É a principal torcida do Palmeiras mas tem concorrência: T.U.P., Savóia e Pork’s".

    Esse é um dos problemas. Que as as TOs do Palmeiras se vejam como concorrentes. Não deveriam ser. Deveriam todas torcer pelo Palmeiras acima de tudo, e não torcer pela TO (por mais amor que se possa ter a ela) e ficar brigando entre si.

    "Ah, mas em torcida organizada é assim mesmo!".

    Ele está errado na postura, mas certo no que diz. TO é assim mesmo, infelizmente. Não adianta querer tampar o sol com um dedo.

    "…mas a partir do momento em que vi os demais abaixarem a cabeça para esses atos, significando que eles consentem, então a culpa não é apenas de alguns elementos isolados mas sim de todos que não se unem para mudar pra melhor e fazer a coisa certa".

    É isso mesmo, dizer que a culpa é de alguns elementos isolados (seja na questão das drogas, da violência ou do que for) é tirar o seu da reta e fazer vista grossa. As TOs são assim porque querem continuar assim, ainda que ser violento ou maconheiro não seja um adjetivo cabível a todos os associados. Claro que não é. Muitos não são, mas são coniventes com isso. Logo…

    No mais, eu nunca fiz parte de TO alguma justamente por esse tipo de coisa, embora sempre me juntasse informalmente aos organizados no estádio, porque gosto de assistir jogo pulando e cantando, não consigo ficar quieto e sentado. Adoro as festas das TOs, mas não gosto de muita coisa que rola lá dentro.

    Relevante: não tenha vergonha de admitir que estava errada ou não enxergava algumas coisas antes. É preciso ter coragem pra admitir isso publicamente e mais ainda pra tentar mudar algo lá dentro. Sinceramente, eu acho que é uma batalha perdida, mas nem por isso digo que não valha a pena ser lutada. Boa sorte!

  • http://intensedebate.com/people/Andresams Andresa

    Sim, é uma batalha perdida na qual eu não pretendo entrar.

    A Mancha só vai mudar algum dia se eles quizerem e tiverem o apoio do pessoal de fora, como nós da Mídia Palestrina. Não acho que isso vai acontecer tão cedo.

    Muito obrigada pelo seu comentário, me animou bastante!
    My recent post Response cached until Sat 20 @ 19:34 GMT (Refreshes in 19.86 Hours)

  • Kedaori

    soh para completar eu gostei da sua atitude d Ñ abaixar kbeça e falar o q pensa isso mostra q vc tem personalidade

  • http://intensedebate.com/people/Andresams Andresa

    Obrigada aos quase 1000 visitantes que já leram esta postagem.

    @Kedaori

    É difícil ter opinião própria e expressá-la na sociedade. Antes, quando o meu blog era menos conhecido, era mais fácil falar as coisas. Agora, tenho que medir mais minhas palavras.

    Muito obrigada pelo apoio!
    My recent post Response cached until Sat 20 @ 23:43 GMT (Refreshes in 23.33 Hours)

  • DIEGO GALVAN

    NOSSA GAROTA COMO VC FALA MERDA!!!!!!!!!!!!!!!

    BARREI SIM UMA MENINA ( APENAS UMA E NÃO DUAS ) DE IR NA CARAVANA, DEVIDO A PALHAÇADA Q ELA TINHA FEITO COMIGO NO SABADO. MAIS NÃO PRECISO DAR SATISFAÇÃO PRA VC !!!!!!

    NA MANCHA NÃO É PROIBIDO IR MULHER NÃO, TODOS SÃO MUITO BEM VINDOS. MAIS PARA INCENTIVAR O PALMEIRAS E NÃO FICAR DE CONVERSINHA FIADA E FAZENDO INFERNO NA VIDA DOS OUTROS. HA E LEMBRANDO TBM FAZENDO FOFOKINHA COMO VC FEZ NÉ!!!!! AGORA É FACIL VC FALAR Q TÁ DECEPCIONADA COM A MANCHA DA SUA CIDADE DE ARAÇATUBA ( ONDE VC FALA Q NÃO EXISTE NÉ ). JÁ Q NÃO EXISTE FAÇA O FAVOR DE NEM COLOCAR SUA CARA LÁ!!!!!!

    PRA SER MANCHA NÃO PRECISA USAR DROGAS COMO VC MENCIONOU AI EM CIMA, POIS SOU PRESIDENTE E NÃO USO DROGAS E TENHO O RESPEITO DE TODOS.

    ENTÃO SUA IMBECIL, JÁ Q VC TÁ TÃO REVOLTADA COM A MANCHA TANTO DE ARAÇATUBA COMO A DE SÃO PAULO, SAI FORA!!!!!!!

    UMA HORA VC FALA EM SER MANCHISTA A MUITO TEMPO ( Q PARECE NÃO SER, POIS NÃO TEM IDEOLOGIA NENHUMA DA MANCHA ), OUTRA HORA METE O PAU NA MANCHA E DEFENDE OS GAMBÁ. VAI LÁ COM OS GAMBÁS CANTAR TODOS JUNTOS UMA MUSICA SÓ!!!!

    NÃO VOU PERDER MAIS TEMPO AKI NÃO.

    HA FAVOR QDO POSTAR MERDA NO SEU BLOG IDIOTA NÃO MENCIONAR MEU NOME E NEM MEU CARGO NA TORCIDA!!!!

  • http://intensedebate.com/people/Andresams Andresa

    Desculpe, mas não encontrei o seu nome e nem o nome de nenhuma outra pessoa (além do meu) neste texto.

    Como nas regras da postagem de comentários só são bloqueados bambis e gambás, resolvi aprovar seu comentário apenas para lhe dar direito de resposta.

    Dentre as mulheres, fui a única que NUNCA participou das tais "fofoquinhas". Tenho a verdade ao meu lado e não preciso argumentar.

    Não precisa me expular de lá pois eu mesma já disse que não vou mais :)

    Enfim, releia o texto se você estiver com alguma dúvida, pois acho que você não deve ter lido direito. O seu nome só aparece nos comentários porque VOCÊ MESMO escreveu.

    Obrigada por prestigiar meu blog!
    My recent post Response cached until Sat 20 @ 23:43 GMT (Refreshes in 23.07 Hours)

  • Bernardo

    Se um dia você tiver a oportunidade de visitar a sala de troféus no Palestra Itália, irá notar que várias taças estão amassadas, faltando detalhes ou até mesmo ausentes da exposição.

    O motivo disso foi um quebra-quebra promovido por integrantes da Mancha Verde, em 1989 ou 1990, após um resultado ruim – se não me engano foi após uma derrota para o Bahia quebrando um incrível tabu de 4 anos sem derrotas em casa, e numa época de jejum de títulos esse tabu era um grande orgulho para nós.

    Eu tinha 13 ou 14 anos de idade e lembro dos relatos dos jornalistas no rádio dizendo que a sala estava completamente destruída, e eu chorava por ainda não ter tido tempo de conhecê-la.

    Outro dia eu estava visitando a sala e fiquei sabendo que alguns troféus de cerâmica foram destruídos para sempre. Com 34 anos, meus olhos se encheram d'agua enquanto conversava com outro palmeirense, que apontava as taças danificadas e enumerava as destruídas, enquanto ao fundo eu ouvia o côro da Mancha "se aquecendo" para o último clássico contra o Corinthians. Que direito eles tinham de destruir o patrimônio histórico do clube? Que direito eles têm de achar que podem mandar no clube?

    Entendo o seu desejo de ter uma ligação mais formal com o Palmeiras, é o mesmo desejo que eu também sempre tive. Ao invés de se associar a uma torcida organizada, sugiro que você seja Sócia Nacional do Palmeiras. Por R$ 125 anuais você vira sócia do clube, com direito a voto e a utilizar suas dependências sociais por 30 dias por ano.

    Aliás, somente sendo sócia do clube você pode realmente debater e ajudar de verdade o Palmeiras, e o voto pode ser seu instrumento de mudança. A torcida organizada ajuda muito, sem dúvida, mas na mesma medida atrapalha em momentos cruciais e no final das contas não vota.

  • http://intensedebate.com/people/Andresams Andresa

    Olá Bernardo, muito obrigada por seu comentário.

    Eu nunca soube da destruição da sala de troféus do Palestra. Vou tentar obter mais informações sobre o assunto e escrever uma matéria.

    Já cogitei em ser sócia do clube também por este plano de R$ 125 anuais, pois eu não moro lá perto e não poderia ir todos os dias mesmo.Há uma grande diferença de patamar entre os sócios do clube e os torcedores organizados, foi muito bom você ter diferenciado isso pois é algo que esqueci de mencionar no meu texto e eu não altero meus textos após escrever.

    Vou pensar seriamente no assunto. Muito obrigada pela sugestão!

  • http://www.facebook.com/palmeirasnet Sergio Marcio

    Esse episódio ocorreu em 1990, e foi um dos mais tristes que vi acontecer no Palmeiras. Na verdade, se minha memória não estiver me traindo, isso aconteceu depois de um empate sem gols contra a Ferroviária no Palestra Itália. Precisávamos da vitória para ir à final do Paulista, mas ficamos fora e completamos 14 anos de fila. Daí um grupo de torcedores da Mancha invadiu a sala de troféus e aconteceu o que aconteceu. Aquele jogo ficou marcado para mim porque o escutei sozinho pelo rádio, torci feito louco e no fim chorei pela eliminação (a primeira vez que chorei por causa de futebol, mas hoje sou mais 'durão', rs). Tinha 11 anos e considero que a partir daquela noite me tornei um palmeirense fanático de verdade.

  • Jean Bortole

    Caro Diego Galvan,

    Não sei qual cargo vc ocupa dentro da estrutura da Mancha, mas se é esse o pensamento e a forma de agir que vc propaga e defende , nossa amiga tem toda a razão em estar saindo fora da organizada, e infelizmente para todos, pode ter certeza que ela não será a unica ; Ela esta certa em vários aspectos que infelizmente o pessoal da Mancha teima em não aceitar como critica; Vcs não conseguem entoar um único cântico junto com as demais torcidas, a Mancha canta a TUP senta , a TUP canta a Mancha canta – é mentira ? Quanto ao problema das drogas acredito que realmente vc não seja usuário, resta então apenas uma pergunta " O que vc como dirigente faz para coibir o uso no estádio ou nas caravanas?
    Outra coisa que ficou clara vc não tem argumentos e nem mesmo educação para discutir e debater qq assunto com um pouco de nível, aprenda uma coisa vc não precisa ser um troglodita para ser respeitado, é o suficiente vc ter argumentos, pois assim mesmo que não concordemos com eles , iremos respeita-los.

  • Blackie

    Realmente essa história sobre a sala de troféus é verdade, as provas estão lá na nova e reformada sala pra quem quiser ver.

    "Aqui se aprende a amar o Palmeiras" é o que diz a célebre frase estampada na parede da sede da mancha; como todos sabemos, o amor é um sentimento burro e algumas das maiores cagadas da raça humana foram feitas por amor, a mancha não foge a essa regra.

    Dentro do estádio a mancha faz bonito (e por isso talvez que tantos procurem essa torcida), mas fora do estádio é Terrível (o que afasta as pessoas de bem dessa torcida). O que falta à mancha é diretoria e comando (desde que Cléo se foi). É muita disposição por parte dos membros e sem uma liderança adequada, daí canalizam essa energia de uma forma errada, se tornando a torcida explosiva que é, muitas vezes prejudicando o Palmeiras.

  • Jean Bortole

    Você não pode participar desta comunidade porque foi expulso pelo dono.

    Essa foi a mensagem que recebi no orkut da MV; E ela é bem reveladora "eles" são donos da comunidade , assim como pensam que são donos do Palmeiras; Não suportam discussões, não suportam serem contrariados; Qualquer argumentação passa obrigatoriamente por xingamentos e baixarias; Mas o tempo dirá quem tem razão, os Todos Poderosos da MV, que colocam a Torcida Organizada acima de tudo, conhecedores de tudo, donos da verdade , ou nós simples mortais que colocamos o Palmeiras acima de tudo.

  • FlaviaGP

    DIEGO GALVAN, sou torcedora do Palmeiras, tenho 22 anos, formada em Analise e Des. de Sistemas. Minha familia em sua grande parte é Corinthiana mais eu, por intermédio do meu tio, sempre simpatizei com o Palmeiras e por isso minha escolha… EU SOU PALMEIRAS ATE MORRER. Por esse blog tive a oportunidade de ler seu Post, e levar ate você idéias que podem ser passadas adiante, já que você é um dos presidentes da maior torcida organizada do Palmeiras.

    Primeiro queria expor minha opinião do que foi postado pela Andresa.

    - Freqüento o Palestra sempre que posso, ate tenho um primo que é integrante da Mancha. Sempre que vou ao estádio vou acompanhada dele e por isso fico com a Mancha. Percebo que a Macha tem muita força e se destaca dentre as outras organizadas dentro do Estádio, mais concordo com a Andresa em relação a falta de UNIÃO… O que “estraga” os jogos do Palmeiras é ver que cada Torcida canta uma musica diferente, e mais, quanto outra torcida, que não é a Mancha puxa o Coro, mesmo que metade do estádio já esteja cantando, alguns presidentes e outros integrantes que se acham donos de tudo e todos que estão ali, reprimem quem quer que seja se começar a cantar junto, dizendo: “Aqui é Mancha Porra. Quem puxa é agente. Cala a boca, etc. etc.”… Sinceramente qual é o sentido disso? Qual o problema da mancha empurrar com uma musica puxada por outra organizada (claro que desde que sejam musicas imparciais)? É dessa forma que a Mancha mostra a força? Qual é o problema de Presidentes da Macha, que deveriam representar todos os integrantes da comunidade, em tentar essa união dentro do Estádio? Fora dele é cada um por si, mais la dentro temos que ser um só, e cantar juntos pelo Palmeiras, que é maior que todos nós!

    - Em relação a qualquer desavenças que possa existir entre você e a Andressa, que por sinal nem conheço, e que não é problema de ninguém aqui… mais acho que você não precisa usar termos como “sua imbecil”, “blog idiota” , “postar merda”… Sou Palmeirense, sou Mulher, não pertenço a Organizada por N. motivos que me desagradam, (apesar de ter muita vontade de pertencer) e você se expressando dessa maneira, faz com que qualquer mulher que leia, se sinta “excluída” ou no mínimo menosprezada pela Mancha Verde já que você carrega o nome da Entidade ao se expressar, e não só a opinião do Diego! Ser presidente da Mancha te faz um representante das idéias e ideais, e a forma que você se expôs mostrou muito preconceito e machismo de sua parte!

    Realidade:

    - Nosso momento é ruim, já que estamos sem títulos expressivos a anos. Agora é hora de nos unirmos e seguir o exemplo de outras torcidas que cresceram nos momentos mais difíceis de sua historia!!! Temos que estar ao lado do Palmeiras incentivando, incentivando e incentivando…. lotando os estádios o Maximo que pudermos e sempre que pudermos… Parar com a estupidez de vaiar jogadores como Diego Souza, que por mais tenha caído muito de qualidade, ele ainda é SIM um diferencial no elenco atual, como o Claiton, Pierre, Marcos, Danilo… As pessoas precisam entender que ruim com eles, PIOR SEM ELES!!!!!! No ultimo jogo que fui, Diego S. recebeu um cartão vermelho… ele errou sim, foi intolerante e irresponsável, mais não era motivos para ser escorraçado e xingado de Burro como foi… Esses jogadores não podem ter “medo”, “raiva”, e muito menos “desprazer” pela torcida, muito pelo contrario! Nesse mesmo jogo me deparei com pessoas completamente ANTI-PALMEIRENSES que tiveram a capacidade de vaiar o MARCOS!!! Meu Deus a que ponto chegamos? O Marcos? Aquele que foi responsável por todas as Glorias do Palmeiras desde 99!!!! Pessoas assim não merecem nem vestir a camisa do palmeiras! Esses mesmo trouxas (que na minha opinião é isso que são) que o vaiaram, depois se lamentaram ao ver a declaração dele que pretende parar no Final do ano!!! E ai, como fica o Palmeiras sem o Marcos??? Será que a torcida não esta colaborando para antecipar a saída do SANTO?
    O MARCOS TEM QUE SER OVACIONADO TODOS OS JOGOS, POIS ALI ATRÁS É SÓ ELE E O DANILO, MAIS NINGUÉM!

    -O Que a Macha faz com jogadores como V. Love? Bate? O Que a Mancha ou qualquer outra organizada tem a ver com a vida pessoal do Jogador? NADA! O máximo que podemos fazer é cobrar dentro de campo, coisa que a Mancha faz muito e corretamente com jogadores como ele., quando não apresentam bom futebol!!! Por atitudes como essa que a torcida recebe o rotulo: Vandalos, Maloqueiros, Drogados, etc. Em relação a esse jogador, que pra mim é um mercenário, ele poderia muito bem ter se queimado sozinho, sem que a integrantes Mancha precisasse participar de forma ridícula desse espetáculo. Alem disso, certos Jogadores precisam de tempo p/ se adaptar, treinar, p/ dar resultados… Mais isso é uma coisa que a Organizada NÃO entende… Certos jogadores entram em campo 2 vezes, não rendem o que era esperado, e pronto, já é motivo p/ ser escorraçado.

    - Ja que a Mancha é uma entidade séria, o que ela fez a respeito desses integrantes que agrediram o jogador? NADA… Alias PARECE ATE QUE APLAUDIRAM, QUE ACHARAM BONITO, pois foi isso que eu ouvi no estádio depois do ocorrido, de outros integrantes da mancha e alguns Presidentes !!! Integrantes assim deveriam ser convidados a se retirar da entidade… Integrantes que só denigrem a imagem!

    - Concordo sim que o incompetente do Cipullo precisa deixar o cargo na diretoria e ceder lugar a alguém digno e competente de estar la. E também concordo que nosso querido e FRACO Belluzzo precisa acordar, antes que seja tarde e que o RUIM fique PIOR! Cobranças a diretoria são validas sim em todos os jogos, ate o time apresentar um futebol digno da tradição alviverde!

    - A Macha como a maior das organizadas, precisa se reciclar em algum pontos… precisa de novas musicas, de canções que declarem AMOR APAIXONADO pelo Palmeiras, e que em momentos difíceis, como o de agora, possamos mexer com sentimento dos jogadores, e ate com as torcidas adversárias! Musicas que levem o nome do PALMEIRAS e não só da organizada, como de costume!

    Em fim… são muitas opiniões e idéias de muita coisa que vejo e acho errada, atitudes que atrapalham o Palmeiras. A verdade é que nosso time precisa muito da torcida, e a Macha é essencial para conquistar novas Glorias, mais desse jeito: agredindo, só querendo vaiar tudo e todos, não ajudaremos em nada, já que todos os jogadores que se sentirem acuados irão sair… A MANCHA precisa colaborar para o crescimento do Palmeiras como um todo, tanto o futebol como a torcida só que para isso acontecer é necessário mudanças! NAÇÃO ALVIVERDE, PRECISAMOS NOS UNIR… VÃO AO PALESTRA, CANTEM, INCENTIVEM E PAREM SÓ DE RECLAMAR!

  • Kethy,

    Booum sou Palmeireense , e amoo a Mancha Verde . Nunca fuii de ligaar nem pra timee nem pra escola de sambaa fuui começaar gosta agr , jaa fui a um Desfilee da Dragões [ São Paulo ] , e na Camisa 12 [Corinthians]
    noo Onibus alugados pra noos levaarmos na doo São Pauloo tenhaa mmt Droga , Cigarro e taals mais tdoos mantinhaam respeeitto nãoo tevee brigaa nadaa disso , aagr naa na Camisaa 12 tenhaa uma vaan para Criançaas , senhoraas de Idadee , e praa qem naão qeriaa ir noo outro Onibuus , apesaar de sereem escolaa de Grupoo de acesso são atee qee organizadaas . Para miim, achoo qe deviaa tter uma uniãoo ,maioor entree as Toorcidas gentee éer tudoo Palmeiras deviaamos nos uniir tantoo pra apooiar a Escola taantoo praa apoiiar o ttime , ambos carregam o Brazão do timee todos noos temoos na Veia oo sanguee verde coorrendoo nas Veeiaas . Temoos qe moostrar praa qalqeer ooutra Torcidaa , timee ,Escolaa qe sim noossa Paaixão peloo Palmeiraas eer maaior e iincondiciionaal ,e naum brigarmoos entree siii . e isoo qe eles qereem veer noosso ffiim . =D [/ ÉER NAS VIITOORIAS QQE CANTO MAIS ÉR NAAS DERROTAAS QE EEU VEJOO O QANTOO TEE AMOOO . [/ PAALMEIIRAS,] PRAA SEMPREE COONTIG.

    Bý : Kethy'zinhaa .

    '- VAAMMOSS SE UNIIR TOODOS EEM PRROL DE UM IDEAAL APOIAAR ESSA GRANDE FAMILIA AALVI-VEERDEE .

  • Thiago

    Nossa como é facil, o que se diz "PRESIDENTE DA MANCHA", escrever certas coisas aqui, sem ao menos se preocupar, com erros de português, falta de nexo, e baixo calão.

    Tenho certeza absoluta que não foi o próprio Presidente que disse isso, foi sim um "…." que não tem o que fazer, e se julga melhor que os outros, e abaixa o nível, de uma tal forma… QUE ME DEU NOJO.

    Mas enfim…. não vou perder meu tempo como "ELE MESMO DISSE", com frases que não irá fazer nenhuma discrepância nos pensamentos desse ser FRUGAL, e BAIXO.

    Parabéns Andresa por sua coragem, e ousadia de mostrar o rosto, e colocar " A BOCA NO TROMBONE".

    Parabéns…

  • marcel

    sou integrante da mancha a muito tempo e vou dizer a força do palmeiras esta aqui e naum em outras endidades não somos sang sugas e fazemos nossa caminhada !!!MANCHA VERDE HAMAS

  • luana moua

    eu amo os palmerensses assim quem nem vc um beijo de luana moura do ceara

  • luana moua

    oie gato eu sou luana amo futbol do palmeiras um beijo dipois mostra a sua photo

  • luana moua

    te ammmmmmmmmo mv

  • markinhos

    muita gente fala q torcedor organizado éh vagabundo mais a maioria eu disse A MAIORIA dos torcedores organizados são gente do bem trabalhadores, pessoas q vivem uma vida normal até pq a maioria dos palmeirenses são humildes a mancha verde éh favela e me orgulho disso mais sempre tem alguns no meio q não são coisa boa mais éh a minoria eu disse a MINORIA…………………………..SOU PALMEIRENSE ATÉ MORRER………..SOU MANCHA VERDE ATÉ MORRER………………E FALO PRA TODO MUNDO……………………………………………………PAZ NOS ESTÁDIOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!